Responsabilidade Ambiental

O grupo Gravia recicla mais de 200 toneladas anuais de resíduos provenientes de suas indústrias, escritórios e lojas. Este é o resultado de uma cultura de responsabilidade ambiental vivenciada por todos os colaboradores e compartilhada com fornecedores, parceiros e clientes. Os materiais são descartados seletivamente e recolhidos por empresas especializadas em coleta e reciclagem.

A Gravia realiza o monitoramento e aperfeiçoamento do consumo de recursos naturais a partir de treinamentos, manutenções preventivas, auditorias e constante atualizações de seus equipamentos. Como exemplo, para o uso eficiente da água quanto ao critério de turbidez e a retroalimentação das conformadoras de tubo industrial, a Gravia investiu em um Sistema de Filtragem Hidrostático. Como resultado foi eliminada a necessidade de troca de todo o fluido de água, óleo e resíduos magnéticos além de reduzir a quantidade de produtos químicos utilizados. Promover e executar melhores práticas com responsabilidade ambiental, mais do que obrigação, é nosso compromisso de todos os dias.

Preservação Ambiental

A Gravia mantém o projeto de preservação ambiental Lapa da Lapa da Onça, localizado no município de Flores de Goiás/GO. Lapa da Onça é uma unidade de conservação ambiental devidamente reconhecida pelo IBAMA composta por nascentes, cerrado de altitude, grutas e cavernas com pinturas rupestres que indicam a presença do homem primitivo na região.

Responsabilidade Social

Projetos Sociais

A Gravia mantém o projeto Parceiros do Bem no qual contribui para a manutenção e auxílio das instituições brasilienses Casa de Ismael e Lar São José. A Casa de Ismael tem como objetivo acolher e assistir crianças órfãs e abandonadas, a partir dos dois anos de idade até completarem 18 anos. Além do trabalho com as crianças e adolescentes, a Casa de Ismael assiste e orienta as famílias dos menores admitidos que se encontram em estado de pobreza e desestruturação agudos, com o objetivo de fortalecer e promover a equilíbrio familiar.O Lar São José atende crianças e adolescentes de zero a 18 anos sob medida protetiva estabelecida no art. 101 do Estatuto da Criança e do Adolescente, encaminhadas pela Vara da Infância e Juventude do Distrito Federal e Conselhos Tutelares. O Lar proporciona atendimento integral e encaminhamentos nas áreas de saúde, educação e lazer.

Além do projeto Parceiros do Bem, a Gravia contribui com diversos projetos que beneficiam a sociedade. Em 2020 e 2021, a Gravia apoiou projetos e instituições com doações de materiais de construção, produtos metalúrgicos, alimentos, produtos de saúde e outros. Entre os beneficiados estão: Campanha “Unidos pela Vacina”, Live Solidária Covid 19 realizada pela Associação Médica de Brasília e AMBr, Unidade Terapêutica Novo Tempo, Administração da RAXXIX e Instituto Dom Orione.

Projetos Educacionais

A Empresa acredita que a educação é primordial para a organização, já que parte do crescimento organizacional é composto também pelo programa de aprendizagem. A EducaGravia, Universidade Coporativa, é o principal projeto educacional da Gravia que consiste em uma estrutura de aprendizagem e conhecimento desenvolvido internamente. A EducaGravia possui como objetivo preparar competências e promover aprendizagem aos colaboradores e stakeholders da empresa através de plataformas digitais e cursos presenciais. A Gravia também faz parte do programa de Jovens Aprendizes e possui programas de auxílio à educação técnica e universitária de seus colaboradores.

Desde 2020, a Gravia estabeleceu parcerias com o Lean Institute Brasil e com o Instituto Federal de Goiás (IFG) para disseminação e transformação da cultura Ágil na empresa. As metodologias Lean e Lean Six Sigma vêm sendo implementadas a partir de ciclos de aprendizagem com os colaboradores da organização como um meio de transformar realidades gerenciais e potencializar resultados. Os ciclos de aprendizagem promovem a cultura de eliminar desperdícios e engajar pessoas para o aproveitamento de oportunidades de melhoria e ganhos sustentáveis.